quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, janeiro 26, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Tom Jobim e Waldir Azevedo!



Tom Jobim






Nome completo: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim

Data de nascimento: 25/01/1927 - 08/12/1994

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, arranjador e instrumentista

Sucessos: "Garota de Ipanema" (com Vinicius de Moraes), "Se todos fossem iguais a você" (com Vinicius de Moraes), "Teresa da praia" (com Billy Blanco), "Por causa de você" (com Dolores Duran), "Dindi" (com Aloysio de Oliveira), "Canção do amor demais" (com Vinicius de Moraes), "Samba do Avião", "Chega de saudade" (com Vinicius de Moraes), "Águas de Março", "Lígia", "Anos Dourados" (com Chico Buarque)

Tom Jobim é um dos nomes que melhor representam a música brasileira na segunda metade do século XX, praticamente uma unanimidade quando se pensa em qualidade e sofisticação musical. Pensou em trabalhar como arquiteto e chegou a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e inferninhos em Copacabana no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Por essa época começou a escrever suas primeiras composições. "Teresa da Praia", gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental em 1954, foi o primeiro sucesso. Em 1956 musicou a peça "Orfeu da Conceição" com Vinicius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes.



Waldir Azevedo



Data de nascimento: 27/01/1923 - 20/09/1980

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: instrumentista e compositor

Sucessos: "Brasileiro", "Pedacinhos do céu", "Delicado", "Chorinho antigo", "Atrevido", "Arrasta-pé", "Lamentos" (Vinicius de Moraes e Pixinguinha), "Cinema mudo" (com Klécius Caldas), "Naquele tempo" (Pixinguinha e Benedito Lacerda), "Mágoas de cavaquinho" (com Fernando Ribeiro)

Compositor e cavaquinista que mais contribuiu para a divulgação do choro nos anos 50, trabalhou na companhia de energia Light, emprego que abandonou em 1945 para ocupar a vaga de cavaquinho no regional de Dilermando Reis, na Rádio Clube do Brasil. No final de 1949 lançou o disco que continha "Brasileirinho", um enorme sucesso comercial em todo o mundo. Excursionou pela Europa, Japão e Estados Unidos tocando suas músicas. Algumas dessas turnês eram bancadas pelo Itamaraty, numa iniciativa de divulgar a música brasileira. Com mais de 20 LPs gravados, mudou-se para Brasília em 1971, onde viveu até a sua morte.

0 comentários:

Postar um comentário