quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, janeiro 12, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Lô Borges e Geraldo Azevedo!



Lô Borges



Nome completo: Salomão Borges Filho

Data de nascimento: 10/01/1952

Naturalidade: Belo Horizonte, MG

Profissão: compositor e cantor

Sucessos: "O Trem Azul" (com Ronaldo Bastos), "Paisagem da Janela" (com Fernando Brant), "Clube da Esquina nº 2" (com Milton Nascimento e Márcio Borges), "Feira Moderna" (com Beto Guedes e Fernando Brant), "Um girassol da cor do seu cabelo" (com Márcio Borges), "Vento de Maio" (Telo Borges e Márcio Borges)

Integrante da geração de compositores mineiros que marcou presença na música popular nas décadas de 70 e 80, estreou aos 19 anos participando do disco "Clube da Esquina" (1971), de Milton Nascimento como cantor e compositor. Em 1973 veio seu primeiro álbum individual, "Lô Borges", com canções suas e em parceria com Ronaldo Bastos e Márcio Borges. O terceiro disco, "Via Láctea", de 1979, é considerado o mais importante de sua carreira. Suas músicas foram gravadas por diversos intérpretes como Elis Regina, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Gal Costa e Simone.



Geraldo Azevedo



Data de nascimento: 11/01/1945

Naturalidade: Petrolina, PE

Profissão: compositor, cantor e violonista

Sucessos: "Táxi Lunar" (com Zé Ramalho e Alceu Valença), "Caravana" (com Alceu Valença), "Bicho de Sete Cabeças" (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Renato Rocha), "Arraial dos Tucanos" (com Carlos Fernando), "Juritis e Borboletas" (com Carlos Fernando), "Canta Coração" (com Carlos Fernando)

Começou a aprender violão por conta própria. Na juventude mudou-se para Recife, onde integrou o grupo Construção, de que faziam parte Naná Vasconcelos, Teca Calazans e membros do Quinteto Violado, Marcelo Melo e Toinho Alves. Aos 22 anos foi para o Rio de Janeiro e tocou no Quarteto Livre, que acompanhava Geraldo Vandré. Gravou o primeiro disco em 1972 junto com Alceu Valença, resultado da performance da dupla no Festival Internacional da Canção. Sua música se caracteriza pela mistura de frevo, música negra, bossa nova e letras elaboradas, algumas em parceria com poetas como Capinam e Geraldo Amaral. Em 1996 e 1997 se juntou a Elba Ramalho, Zé Ramalho e Alceu Valença para o show que deu origem aos discos "O Grande Encontro" e "O Grande Encontro II".

0 comentários:

Postar um comentário