quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, dezembro 29, 2010 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Rita Lee e Maurício Tapajós!



Rita Lee



Data de nascimento: 31/12/1947

Naturalidade: São Paulo, SP

Profissão: cantora, compositora e instrumentista

Sucessos: "Ovelha Negra", "Agora só falta você" (com Luís Sérgio Carlini), "Jardins da Babilônia" (com Lee Marcuci), "Lança Perfume" (com Roberto de Carvalho), "Mania de você" (com Roberto de Carvalho), "Flagra" (com Roberto de Carvalho), "Esse tal de Roque Enrow" (com Paulo Coelho), "Desculpe o Auê" (com Roberto de Carvalho), "Ando meio desligado" (com Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), "Amor e Sexo" (com Arnaldo Jabor)

Filha de imigrantes italianos e norte-americanos, desde nova demonstrou interesse pela música. Sua mãe era pianista. Em meados dos anos 60 conheceu os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista, com quem formou um dos grupos mais importantes para o rock brasileiro, Os Mutantes. Permaneceu com Os Mutantes até o fim de 1972, quando se desligou permanentemente do grupo. Seguiu-se um período de reclusão, do qual saiu com a banda Tutti-Frutti. Em 1976, cumpriu um ano de prisão domiciliar por porte de maconha, gravando em seguida o compacto "Doce de Pimenta" com Elis Regina e participando da turnê e do disco "Refestança" com Gilberto Gil. Depois de complicações com suas bandas passou a gravar com o marido, o guitarrista Roberto de Carvalho.



Maurício Tapajós



Data de nascimento: 27/12/1943 - 21/04/1995

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, instrumentista, cantor, produtor musical, arquiteto

Sucessos: "Mudando de conversa" (com Hermínio Bello de Carvalho), "Pesadelo" (com Paulo César Pinheiro), "Tô voltando" (com Paulo César Pinheiro), "Carro de Boi" (com Cacaso), "Querelas do Brasil" (com Aldir Blanc), "Calça de veludo" (com Paulo César Pinheiro), "Agora é Portela 74" (com Paulo César Pinheiro)

Filho do cantor, compositor e radialista Paulo Tapajós. Irmão do compositor Paulinho Tapajós e da cantora Dorinha Tapajós. Sua primeira música apresentada em público foi "Amor de gente moça" (com Nelson Motta), interpretada ao vivo no rádio por Neli Ramos e a Orquestra do Maestro Radamés Gnatalli. Foi aluno de Ian Guest (arranjo) no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (Cigam). Em 1968, formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou sua própria gravadora, Saci (Sociedade de Artistas e Compositores Independentes). Pela Saci lançou "Olha Aí" e o LP duplo "Aldir Blanc & Maurício Tapajós". Foi fundador da Amar (Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes) e presidente da entidade.

0 comentários:

Postar um comentário