quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, dezembro 15, 2010 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Nando Cordel e Dunga!



Nando Cordel



Data de nascimento: 13/12/1953

Naturalidade: Ipojuca, PE

Profissão: compositor, cantor e instrumentista

Sucessos: "Isso aqui tá bom demais" (com Dominguinhos), "De volta pro meu aconchego" (com Dominguinhos), "Hoje é dia de folia", "Jogo de cintura", "Tem que ter molejo", "Gostoso demais" (com Dominguinhos)

Cantor, compositor e instrumentista pernambucano, tem suas músicas gravadas por grandes figuras da música popular, como Elba Ramalho, que transformou em sucesso sua primeira parceria com Dominguinhos: "De volta pro meu aconchego". Sua fama como compositor é bem maior do que como intérprete. Já teve músicas gravadas por Chico Buarque, Zizi Possi, Fagner, Maria Bethânia, Fábio Jr. e outros. Alguns de seus sucessos são "Isso Aqui Tá Bom Demais", com Dominguinhos, e "Hoje É Dia de Folia", interpretada por Xuxa. Como intérprete, já lançou cerca de 25 discos, sendo alguns dedicados a músicas para meditação.



Dunga



Nome completo: Valdemar de Abreu

Data de nascimento: 16/12/1907 - 5/10/1991

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor

Sucessos: "Conceição" (com Jair Amorim) "Chora, cavaquinho", "Amar, pra quê?", "Eu sinto vontade de chorar", "Você é que pensa" (com Roberto Roberti), "Odete" (com Herivelto Martins), "Maria dos meus pecados" (com Jair Amorim)

Entrou para a história da música popular com o pseudônimo de Dunga, apelido que ganhou aos 7 anos de idade, de sua professora que o considerava o mais querido da turma. Cursou o ginásio no Instituto Matoso e em 1932 sua marcha "Nossa bandeira", que havia composto para o bloco "Quem Fala de Nós Tem Paixão", venceu um concurso de Carnaval instituído pelo Jornal do Brasil. Em 1934 estreou em disco com o samba "Amar, pra quê?", na voz de Sílvio Pinto, e em 1936, Orlando Silva gravou seu samba "Chora, cavaquinho". A partir dessas gravações, lançou diversas composições de êxito, como "Foi você", em 1936, e seu grande sucesso "Conceição", célebre na gravação de Cauby Peixoto, em 1956.

0 comentários:

Postar um comentário