quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, dezembro 01, 2010 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Miúcha e Toninho Horta!



Miúcha



Nome completo: Heloísa Maria Buarque de Hollanda

Data de nascimento: 30/11/1937

Naturalidade: Rio de Janeiro, Rj

Profissão: cantora e compositora

Sucessos: "Maninha" (Chico Buarque), "Pela luz dos olhos teus" (Vinicius de Moraes e Toquinho), "Vai levando" (Chico Buarque e Caetano Veloso), "Samba do Avião" (Tom Jobim), "Falando de amor" (Tom Jobim), "Dinheiro em penca" (Tom Jobim e Cacaso)

Filha do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Buarque de Hollanda, irmã do compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque. Foi criada em São Paulo em um ambiente de música. Sua casa era freqüentada por Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e outros compositores. Ainda menina, formou um conjunto vocal com os seis irmãos. Nos anos 1960, ganhou uma bolsa para estudar História da Arte em Paris. Nessa época, viajou pela Itália e Grécia com dois amigos e o violão, tocando pelas cidades por onde passava. A experiência resultou em uma apresentação no bar La Candelaria, em Saint Germain, onde atuava Violeta Parra, que convidou João Gilberto para ouvir a cantora brasileira que interpretava bossa nova. Pouco tempo depois, mudou-se para Nova York e casou-se com João Gilberto, com quem teve a filha Bebel Gilberto, que se tornaria também cantora.



Toninho Horta



Nome completo: Antônio Maurício Horta de Melo

Data de nascimento: 2/12/1948

Naturalidade: Belo Horizonte, MG

Profissão: compositor, instrumentista e cantor

Sucessos: "Manuel, o audaz" (com Fernando Brant), "Diana" (com Fernando Brant), "Céu de Brasília" (com Fernando Brant), "Durango Kid" (com Fernando Brant), "Dona Olímpia" (com Ronaldo Bastos), "Beijo Partido"

Ídolo de uma legião de violonistas e compositores, o músico mineiro teve sua estréia em estúdio gravando no disco de Nivaldo Ornellas em 1969, mas foi tocando guitarra com Milton Nascimento em uma faixa do disco "Clube da Esquina", de 1972, que começou a despertar atenção. Depois disso tocou ao lado de Elis Regina, Gal Costa, Nana Caymmi, Joyce, Edu Lobo. Em 1977 e 78 foi eleito pela crítica especializada como um dos 10 melhores guitarristas do mundo. O primeiro disco solo, "Terra dos Pássaros", foi lançado em 1980, mostrando seu talento como compositor. Tornou-se muito popular nos Estados Unidos, Japão e Europa. Já lançou mais de 10 discos individuais, alguns deles encontrados apenas no exterior. Suas participações em shows e discos de outros músicos são numerosas. Toninho é especialmente popular entre os músicos, que se encantam com suas harmonias elaboradas e melodias inspiradas. Em 2008 a cantora Carla Villar, também de Belo Horizonte, lançou um CD só com músicas de Toninho Horta.

0 comentários:

Postar um comentário