quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, julho 20, 2011 with Faça um comentário
As aniversariantes musicais da semana são Jovelina Pérola Negra e Baby do Brasil!



Jovelina Pérola Negra






Nome completo: Jovelina Faria Belfort

Data de nascimento: 21/07/1944 - 02/11/1998

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantora e compositora

Sucessos: "Amigos Chegados" (Arlindo Cruz e Luizinho), "Luz do repente" (Arlindo Cruz), "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja" (com Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz), "Garota Zona Sul" (Guará)

Trabalhou como empregada doméstica, lavadeira e vendedora de linguiça. Revelada tardiamente, estreou em disco em 1985, na coletânea "Raça Brasileira". Herdeira natural de Clementina de Jesus na dinastia das grandes vozes femininas do samba, foi uma das peças importantes da condução do samba de fundo de quintal e do pagode para a linha de frente da MPB, ao lado de Zeca Pagodinho, Almir Guineto e o Grupo Fundo de Quintal. Pastora do Império Serrano, foi alçada ao estrelato depois da estréia, gravando cinco discos entre 1986 e 89, conquistando até um Disco de Platina. Faleceu vítima de um enfarte.



Baby do Brasil



Nome completo: Bernadete Dinorah de Carvalho

Data de nascimento: 18/07/1952

Naturalidade: Niterói, RJ

Profissão: cantora e compositora

Sucessos: "Menino do Rio" (Caetano Veloso), "Todo Dia Era Dia de Índio" (Jorge Ben Jor), "Canceriana telúrica", "Cósmica", "Masculino e feminino" (com Pepeu Gomes e Didi Gomes), "Sem pecado e sem juízo"

Ainda estudante, começou a tocar violão e a cantar, vencendo, aos 14 anos, um festival de música de Niterói. Mudou-se para Salvador em 1968, depois de incorporar o nome artístico Baby Consuelo. Na Bahia conheceu o guitarrista do grupo "Novos Baianos", Pepeu Gomes, com quem se casou. Também passou a fazer parte dos "Novos Baianos" como vocalista e com eles se mudou para o Rio de Janeiro. No final dos anos 70, com o fim do grupo, partiu para carreira solo com o marido, obtendo muito sucesso. Gravou regularmente até 1986. Na década de 1990, realizou uma peregrinação à cidade de Santiago de Compostela (Espanha), passando a adotar, em seguida, o nome artístico de Baby do Brasil. Em 1997 gravou "Infinito Circular", um reencontro dos "Novos Baianos". Em 2000, se converteu ao protestantismo e lançou o CD "Exclusivo para Deus". Três anos depois, tornou-se pastora e fundou a igreja evangélica "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus".

0 comentários:

Postar um comentário