quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, julho 06, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Moraes Moreira e Toquinho!



Moraes Moreira



Nome completo: Antônio Carlos Moreira Pires

Data de nascimento: 08/07/1947

Naturalidade: Ituaçu, BA

Profissão: compositor e cantor

Sucessos: "Acabou Chorare" (com Galvão), "Preta Pretinha" (com Galvão), "É Ferro na Boneca" (com Galvão), "Dê um Rolê" (com Galvão), "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira" (com Pepeu Gomes), "Pão e Poesia" (com Fausto Nilo), "Meninas do Brasil" (com Fausto Nilo), "Bloco do Prazer" (com Fausto Nilo), "Coisa Acesa" (com Fausto Nilo), "E Assim Pintou Moçambique" (com Antônio Risério), "Forró do ABC" (com Patinhas)

Começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João, batizados e casamentos. Na adolescência aprendeu violão e após concluir o científico mudou-se para Salvador. Lá conheceu Tom Zé e inscreveu-se no Seminário de Música, entrando em contato também com o rock'n'roll e com Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, com quem formaria mais tarde os "Novos Baianos" na companhia de Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Dadi. Deixou os Novos Baianos em 1975 e seguiu carreira solo, se dedicando principalmente ao carnaval da Bahia. Tendo como referências Braguinha, Zé Kéti e Lamartine Babo, entre outros, passou a estudar os ritmos que compunham o carnaval: samba, marcha, marcha-rancho, frevo. Foi cantor do Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar e lançou em 1978 o sucesso "Pombo Correio", música instrumental da dupla que ele colocou letra. Nos anos 80, depois de estourar nas rádios e nos carnavais com "Festa do Interior" na voz de Gal Costa, se afastou um pouco do meio carnavalesco, por acreditar que a festa popular estava perdendo sua essência em favor da comercialização. Lançou, em 2009, o CD e DVD "Moraes Moreira - A História dos Novos Baianos e Outros Versos".



Toquinho



Nome completo: Antonio Pecci Filho

Data de nascimento: 06/07/1946

Naturalidade: São Paulo, SP

Profissão: compositor, instrumentista e cantor

Sucessos: "Primavera" (Carlinhos Lyra e Vinicius de Moraes), "Só Tinha de Ser com Você" (Tom Jobim e A. de Oliveira), "Que Maravilha" (com Jorge Ben Jor), "Tarde em Itapoã" (com Vinicius de Moraes), "Regra Três" (com Vinicius de Moraes)

Começou a tocar violão na infância, estudando com professores consagrados de clássico e popular e incorporando lições de harmonia e orquestração. Nos anos 60 começa a se apresentar ao lado de Chico Buarque, Taiguara, Sérgio Ricardo e outros. O primeiro compacto é gravado em 1964. No ano seguinte, no Rio de Janeiro, trabalhou como violonista, acompanhando cantores, e musicou peças de teatro. Gravou um LP ("O Violão de Toquinho", 1966) e em 1969 foi para a Itália, onde passou seis meses e se apresentou com Chico Buarque e Josephine Baker. De volta ao Brasil gravou o segundo LP pela RGE. Nos anos 70 sua parceria com Vinicius de Moraes se consolidou, gerando cerca de 120 músicas. Toquinho gravou vários discos, entre os quais o antológico "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", gravado ao vivo em um show no Canecão, no Rio, e participou de diversos projetos no Brasil, América Latina, Europa e Japão. Lançou em 2011, CD em parceria com Paulo Ricardo, no qual prestam homenagem a Vinicius de Moraes.

0 comentários:

Postar um comentário