quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, junho 22, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Gilberto Gil e Hermeto Pascoal!



Gilberto Gil



Data de nascimento: 26/06/1942

Naturalidade: Salvador, BA

Profissão: cantor, compositor e instrumentista

Sucessos: "Eu Vim da Bahia", "Louvação" (com Torquato Neto), "Domingo no Parque", "Aquele Abraço", "Oriente", "Back In Bahia", "Expresso 2222", "Haiti" (com Caetano Veloso), "Esperando na Janela" (Targino Gondim), "Preciso Aprender a Só Ser", "Refazenda", "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos e Anastácia), "Maracatu Atômico" (Jorge Mautner e Nelson Jacobina), "Parabolicamará", "Bananeira" (com João Donato), "Divino Maravilhoso" (com Caetano Veloso), "Filhos de Gandhi", "Sítio do Pica-pau Amarelo", "Soy Loco por Ti America" (com Capinam), "Realce", "Toda Menina Baiana", "Drão", "Se Eu Quiser Falar com Deus"

Passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música das bandas da cidade e pelo que ouvia no rádio, como Orlando Silva e Luiz Gonzaga. Aos 9 anos muda-se para Salvador com a irmã, para terminar o colégio, e começa a aprender acordeom. Durante a juventude intensifica os estudos musicais, formando aos 18 anos o conjunto "Os Desafinados". No fim dos anos 50, João Gilberto se torna uma influência importante para Gil, que passa a tocar violão. Na faculdade, faz contato com a música erudita contemporânea por meio do vanguardista grupo de compositores da Bahia, que incluía Walter Smétak e Hans Joachim Koellreuter. Em 1962 grava o primeiro compacto solo, e conhece Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. No ano seguinte, com a entrada de Tom Zé no grupo, fazem o show "Nós, Por Exemplo", no Teatro Vila Velha, em Salvador, que inaugura a carreira dos quatro artistas. Logo em seguida Gilberto Gil se muda para São Paulo, onde trabalha na empresa Gessy-Lever durante o dia e freqüenta bares e casas de show durante a noite. É nessa época que conhece Chico Buarque, Torquato Neto e Capinam. Começa a se tornar mais famoso no programa de televisão "O Fino da Bossa", comandado por Elis Regina. Com o sucesso, abandona o emprego na Gessy-Lever e assina contrato com a Philips, que lança seu primeiro LP, em 1967. Já radicado no Rio de Janeiro, participa de festivais da Record e da TV Rio e chega a ter seu próprio programa na TV Excelsior, o "Ensaio Geral". Separado da primeira mulher, passa a viver com a cantora Nana Caymmi, que defende "Bom Dia" (parceria dos dois) no 3º Festival da Record, em 1967. No mesmo festival Gil toca "Domingo no Parque" acompanhado pelos Mutantes, uma das músicas mais impactantes do festival, classificada em segundo lugar. "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, classificada em quarto no mesmo festival, formaria junto com "Domingo no Parque" o embrião do movimento tropicalista, em boa parte por causa da inserção de guitarras elétricas em uma música que não era rock. Em 1969 foi preso pela ditadura militar, em seguida partiu com Caetano para o exílio na Inglaterra. Voltou em janeiro de 1972. Desde o final dos anos 60, Gilberto Gil se consolidou como uma das mais criativas e influentes personalidades da música brasileira.



Hermeto Pascoal



Data de nascimento: 22/06/1936

Naturalidade: Lagoa da Canoa, AL

Profissão: multi-instrumentista e compositor

Sucessos: "O ovo", "Bebê", "Asa Branca" (Luiz Gonzaga), "Carinhoso" (Pixinguinha), "Nosso encontro" (com Sivuca), "Nas quebradas", "Nenhum, talvez"

Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Poliinstrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Desde pequeno aprendeu a tocar flauta e sanfona. Aos 11 anos de idade já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão. Em 1950 a família se mudou para Recife e ele continuou se apresentando com o irmão na rádio. No final da década foi para o Rio de Janeiro, onde tocou em conjuntos regionais e na Rádio Mauá. Mais tarde transferiu-se para São Paulo, onde formou o grupo "Som Quatro". Depois integrou o "Sambrasa Trio", ao lado de Airto Moreira(bateria) e Claiber (baixo). No final dos anos 60 começou a ganhar fama como pianista e flautista do "Quarteto Novo", que lançou seu primeiro e único disco em 1967. Nesse LP figurava a primeira composição de Hermeto que foi gravada: "O Ovo", que se tornou um clássico da música instrumental, assim como "Bebê". O "Quarteto Novo" surgiu como proposta de inovação musical, por misturar elementos legítimos nordestinos, como as levadas de baião e xaxado, e harmonias jazzísticas e contemporâneas. No início da década de 70 foi aos Estados Unidos a convite de Airto Moreira e lá gravou com Miles Davis e num disco de Airto. De volta ao Brasil, gravou, com grande êxito, o LP "A Música Livre de Hermeto Pascoal". Participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, compôs peças sinfônicas, construiu instrumentos e gravou diversos discos por gravadoras diferentes. Excursiona freqüentemente aos Estados Unidos e Europa, onde é muito popular, especialmente entre músicos.

0 comentários:

Postar um comentário