quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, junho 15, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Chico Buarque e Maria Bethânia!



Chico Buarque



Nome completo: Francisco Buarque de Hollanda

Data de nascimento: 19/06/1944

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, cantor e escritor

Sucessos: "Morte e Vida Severina" (com João Cabral de Melo Neto), "A Banda", "Roda Viva", "Carolina", "Sabiá" (com Tom Jobim), "Construção", "Gota d'água", "O que será", "Olhos nos olhos", "Mulheres de Atenas" (com Augusto Boal), "Cálice" (com Gilberto Gil), "Apesar de você", "Geni e o Zepelin", "Folhetim", "O meu guri" , "João e Maria" (com Sivuca), "Anos dourados" (com Tom Jobim), "Gente humilde" (com Garoto e Vinicius de Moraes), "Samba de Orly" (com Vinicius de Moraes e Toquinho), "Morena de Angola", "Fado Tropical" (com Ruy Guerra)

Filho do historiador Sergio Buarque de Hollanda, morou em São Paulo, Rio e Roma durante a infância. Desde criança teve contato em casa com grande personalidades da cultura brasileira, como Vinicius de Moraes, Baden Powell e Oscar Castro Neves, amigos dos pais ou da irmã mais velha, Miúcha, também cantora e violonista. Em 1964 começou a se apresentar em shows de colégios e festivais e no ano seguinte gravou o primeiro compacto. Desde então não parou mais de compor e se apresentar, participando de festivais internacionais de música, atuando no programa "O Fino da Bossa", da TV Record. Com o Festival de Record de 1966 tornou-se conhecido no Brasil inteiro. Várias de suas composições e peças de teatro tiveram problemas com a censura na época da ditadura militar, e chegou a usar o pseudônimo Julinho de Adelaide. No teatro, escreveu "Gota D'Água" com Paulo Pontes, e a "Ópera do Malandro". Como escritor, lançou os romance "Estorvo", "Benjamin", "Budapeste" e Leite derramado". Em 1998 foi enredo da Mangueira, que ganhou o desfile daquele ano. O último álbum de estúdio foi "Carioca", em 2006. O novo álbum será lançado esse ano, Chico encontra-se em estúdio desde março.



Maria Bethânia



Data de nascimento: 18/06/1946

Naturalidade: Santo Amaro da Purificação, BA

Profissão: cantora e compositora

Sucessos: "Carcará" (João do Vale e José Cândido), "Negue" (Adelino Moreira e Enzo Passos), "Explode Coração" (Gonzaguinha), "Ronda" (Paulo Vanzolini), "Sonho Meu" (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho), "Cálice" (Gilberto Gil e Chico Buarque), "Anos Dourados" (Tom Jobim e Chico Buarque), "Álibi" (Djavan), "O Mais-Que-Perfeito" (Vinicius de Moraes e Jards Macalé), "Movimento dos Barcos" (Jards Macalé e Capinam), "Maricotinha" (Dorival Caymmi)

Cantava desde pequena, com outros da família, e pensava em ser atriz. Em 1960 foi para Salvador terminar os estudos, e passou a freqüentar o meio artístico, ao lado do irmão Caetano Veloso. Três anos depois estreou na peça "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, como cantora. Por essa época, Bethânia e Caetano conheceram outros músicos iniciantes: Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, Alcivando Luz e outros. Esse grupo montou, em 1964, os espetáculos "Nós Por Exemplo", "Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova" e "Mora na Filosofia". Na ocasião, Bethânia foi ouvida pela musa da bossa nova, Nara Leão, que a convidou para substituí-la no espetáculo "Opinião", em cartaz no Rio de Janeiro. Ainda no ano de 1965 gravou seus primeiros discos, um compacto e um LP, com sambas de Noel Rosa, Benedito Lacerda, e músicas de Caetano. Depois de um breve retorno à Bahia, participou, em 1966 dos espetáculos "Arena Canta Bahia" e "Tempo de Guerra", ambos com direção de Augusto Boal. Também competiu em festivais e cantou em teatros e casas noturnas no Rio e São Paulo, tornando-se nacionalmente conhecida. Com mais de 30 discos gravados ao longo de sua carreira, dividiu shows e álbuns com Edu Lobo, Chico Buarque e participou do grupo "Doces Bárbaros" em 1976, ao lado de Caetano, Gil e Gal Costa. Em 2010 lançou o DVD duplo "Amor, Festa e Devoção". No início de 2011 foi alvo de uma polêmica envolvendo a aprovação do Ministério da Cultura para realizar um blog de poesias dirigido por Andrucha Wadingtton.

0 comentários:

Postar um comentário