quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, junho 08, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Bibi Ferreira e João Gilberto!



Bibi Ferreira






Nome completo: Abigail Izquierdo Ferreira

Data de nascimento: 10/06/1921

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: atriz, cantora, diretora e compositora

Sucessos: "Gota d'água" (Chico Buarque), "Bem-querer" (Chico Buarque), "Chão de estrelas" (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), "Mulher rendeira" (Zé do Norte), "Bravo Pour Le Clown" (Henri Contet e Louyguy)

Filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina e cantora espanhola Aída Izquierdo, desde muito cedo começou a atuar nos palcos. O bisavô materno era cantor lírico e os avós, artistas de circo. Um ano depois de seu nascimento seus pais separaram-se. Sua mãe tinha então 16 anos e ela foi viver com a mãe, que atuava na Companhia Velasco, excursionando pela América Latina. Seu primeiro idioma foi o espanhol. Dançava e cantava o flamenco e praticava desafios, um hábito que era cultivado pelas crianças da Companhia. Por volta dos 7 anos retornou ao Brasil, indo morar com o pai no Rio de Janeiro, quando aprendeu português e começou a interessar-se por ópera, uma das paixões de seu pai. Gostando de música desde muito cedo, tencionava tornar-se música e até maestrina. Aprendeu piano e violino. Apresentou espetáculos dedicados à vida das cantoras Amália Rodrigues e Edith Piaf. Em 2010, fez duas apresentações no Canecão, apresentando o espetáculo "De Pixinguinha a Noel, passando por Gardel".



João Gilberto



Data de nascimento: 10/06/1931

Naturalidade: Juazeiro, BA

Profissão: cantor, instrumentista e compositor

Sucessos: "Chega de Saudade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Bim Bom", "Desafinado" (Tom Jobim e Newton Mendonça), "Aos Pés da Cruz" (Zé da Zilda e Marino Pinto), "Samba de uma Nota Só" (Tom Jobim e Newton Mendonça), "O Barquinho" (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), "Samba da Minha Terra"(Dorival Caymmi), "Na Baixa do Sapateiro" (Ary Barroso), "Falsa Baiana" (Geraldo Pereira), "Isaura" (Herivelto Martins e Roberto Roberti)

Figura emblemática como poucas na história da música popular brasileira, transformou a maneira de cantar e tocar violão no Brasil. Nos anos 40, ouvia música na loja de discos, desde Duke Ellington e Tommy Dorsey até "Anjos do Inferno", Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos foi para Salvador tentar a sorte como cantor de rádio e crooner. Logo depois seguiu para o Rio de Janeiro, onde atuou no conjunto vocal "Garotos da Lua". A carreira no grupo durou menos de um ano. Cansados de seu comportamento pouco profissional (atrasos, faltas constantes), o demitiram. Em 1958 gravou, pela Odeon, dois compactos que lançaram seu estilo e inauguraram o movimento bossa nova. No mesmo ano, tinha acompanhado Elizeth Cardoso em duas faixas do LP "Canção do Amor Demais". As características que mais o notabilizaram foram a maneira de cantar baixinho, saindo radicalmente da tradição dos grandes cantores do rádio, famosos por seus "vozeirões", e a forma de tocar violão, adotando uma batida diferente que desloca o acento da tradicional batida de samba. Casou-se com a cantora Miúcha, com quem tem uma filha, também cantora, Bebel Gilberto.

0 comentários:

Postar um comentário