quarta-feira, 1 de junho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, junho 01, 2011 with 1 comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Erasmo Carlos e Wanderléa!



Erasmo Carlos



Nome completo: Erasmo Esteves

Data de nascimento: 05/6/1941

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: “Festa de Arromba” (com Roberto Carlos), “Gatinha Manhosa” (com Roberto Carlos), “Terror dos Namorados” (com Roberto Carlos), “Vou Ficar Nu Para Chamar Sua Atenção” (com Roberto Carlos), “Minha Fama de Mau” (com Roberto Carlos), “Estou Dez Anos Atrasado” (com Roberto Carlos), “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo” (Eduardo Araújo e Carlos Imperial), “Coqueiro Verde” (com Roberto Carlos), “Sentado à Beira do Caminho” (com Roberto Carlos), “Close” (com Roberto Carlos), "A Carta" (Benil Santos e Raul Sampaio)

Parceiro cativo de Roberto Carlos e um dos grandes roqueiros brasileiros, começou carreira musical em 1958 cantando no grupo The Sputniks, do qual ainda faziam parte Roberto, Tim Maia, Arlênio Lívio, Edson Trindade e China, todos integrantes da turma roqueira da Rua do Matoso, no bairro da Tijuca. Sem Tim, os Sputniks viraram The Snakes – mais tarde, perderiam Roberto também. O resultado é que, em 1962, Erasmo estaria cantando no grupo Renato e Seus Blue Caps, com quem gravou LP homônimo. Em 1965, Erasmo, Roberto e a cantora Wanderléa foram convidados para apresentarem o programa de auditório da TV Record "Jovem Guarda", catalizador de toda aquela música jovem que estava sendo feita no Brasil. Rebatizado de “O Tremendão”, Erasmo iniciou uma longa fileira de sucessos. Ator nos filmes “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa”, “A 300 km por hora” e “Os Machões”. Em junho de 2009, marcando 50 anos de carreira, lançou o CD "Rock` n`roll", pela gravadora Coqueiro Verde, criada por ele. No mesmo ano, lançou sua auto-biografia "Minha Fama de Mau".



Wanderléa



Nome completo: Wanderléa Salim

Data de nascimento: 05/06/1946

Naturalidade: Governador Valadares, MG

Profissão: cantora

Sucessos: "Pare o Casamento" (versão de Luís Keller), "Ternura" (Rossini Pinto), "Prova de Fogo" (Erasmo Carlos), "Tempo de Amor" (Rossini Pinto), "Dá-me felicidade" (versão de Rossini Pinto), "Exército do Surf" (versão de Neusa de Souza), "Eu já nem sei" (Roberto Corrêa e Sylvio Son), "Te amo" (Roberto Corrêa e Sylvio Son)

Aos 9 anos mudou-se para o Rio de Janeiro com a família, para se tornar a mais importante cantora da Jovem Guarda. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios e lançou em 1962 o primeiro compacto. No ano seguinte sai o primeiro LP, "Wanderléa", pela CBS. Na gravadora conhece Roberto e Erasmo Carlos, com quem passa a apresentar em 1965 o programa "Jovem Guarda" pela TV Record de São Paulo. Transmitido nas tarde de domingo, o programa teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas. Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro. Participou de filmes ao lado de Roberto Carlos e, depois de terminada a "Jovem Guarda", continuou a carreira como cantora pop. Em 2009 participou da gravação do show "Elas cantam Roberto Carlos".

Um comentário:

  1. Não sou da época, mas curto as músicas da Jovem Guarda. Tinham um quê de inocência, mas eram legais.

    http://poisonmandyfpb.blogspot.com/

    ResponderExcluir