quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, maio 25, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Sivuca e Toni Tornado!



Sivuca



Nome completo: Severino Dias de Oliveira

Data de nascimento: 26/05/1930 - 14/12/2006

Naturalidade: Itabaiana, PB

Profissão: instrumentista, arranjador, compositor, acordeonista, violonista, guitarrista, pianista e percussionista

Sucessos: "Adeus, Maria Fulô" (com Humberto Teixeira), "Pata Pata" (Miriam Makeba), "Feira de Mangaio" (com Glória Gadelha), "João e Maria" (com Chico Buarque), "No Tempo dos Quintais" (com Paulo Tapajós), "Energia" (com Glória Gadelha), "Cabelo de Milho" (com Paulo Tapajós)

Começou a tocar sanfona aos 9 anos de idade, em feiras, festas, batizados etc., e tornou-se um dos estilistas do instrumento. Aos 15 anos foi para Recife, onde começou a carreira profissional na Rádio Clube de Pernambuco, e adotou o nome artístico. Aos 18 tornou-se aluno do maestro Guerra-Peixe, com quem aprendeu arranjo e composição. Gravou o primeiro LP em 1950, em parceria com Humberto Teixeira. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1955, sendo contratado pela Rádio e TV Tupi. Gravou mais três LPs e fez algum sucesso, até que em 1958 foi pela primeira vez para a Europa com o grupo "Os Brasileiros", de que era o acordeonista. Acabou radicando-se em Lisboa, e em seguida em Paris, onde gravou discos e fez diversas apresentações. Em 1964 mudou-se para Nova York, e lá viveu por 12 anos. Trabalhou com Miriam Makeba, para quem fez o célebre arranjo do mega sucesso "Pata Pata", e com ela excursionou pela Ásia, África, Europa e Américas, até 1969. Nos Estados Unidos trabalhou com outros artistas brasileiros, como Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Gloria Gadelha, com quem se casou e compôs "Feira de Mangaio", considerado um dos clássicos do forró. Na década de 70 tornou-se popular nos países escandinavos, gravando discos ao vivo e fazendo muitos shows.



Toni Tornado



Nome completo: Antônio Viana Gomes

Data de nascimento: 26/5/1930

Naturalidade: Mirante de Paranapanema, SP

Profissão: cantor, compositor e ator

Sucessos: “BR-3” (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), “Podes crer, amizade” (com Major), “Uma vida” (Dom Salvador e Arnaldo Medeiros), "Bochechuda", “Mané beleza” (Arnaud Rodrigues e Chico Anísio)

Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 11 anos, depois de perder o pai. Trabalhou como engraxate, vendedor de balas e outros pequenos serviços até a maioridade, quando entrou para o serviço militar como pára-quedista. Iniciou-se na sua carreira musical como cantor de rock'n'roll, com o pseudônimo Tony Checker, no programa "Hoje É Dia de Rock", da Rádio Mayrink Veiga. Depois integrou o grupo de música e dança "Brasiliana", e com ele excursionou pelo exterior, passando dez anos fora do Brasil. Morou por três anos em Nova York, onde travou contato com o movimento negro e conheceu Tim Maia. Chegou a ser preso uma vez (no Brasil) por fazer o gesto típico do grupo negro americano "Panteras Negras". De volta ao país, trabalhou no conjunto de Ed Lincoln e foi crooner da boate New Holyday, no Rio, onde foi descoberto pelo compositor Tibério Gaspar. Tibério e Antônio Adolfo confiaram a Tornado (acompanhado pelo Trio Ternura) a interpretação de sua composição "BR-3" no V Festival Internacional da Canção, em 1970, obtendo um sucesso avassalador. Paralelamente desenvolveu a carreira de ator.

0 comentários:

Postar um comentário