quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, maio 18, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Renato Teixeira e Johnny Alf!



Renato Teixeira






Data de nascimento: 20/05/1945

Naturalidade: Santos, SP

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Romaria", "Tocando em frente" (com Almir Sater), "Sina de violeiro", "Amora", "Tutu com torresmo", "Amanheceu peguei a viola", "Sentimental eu fico", "Frete"

Começou a compor na adolescência, quando morava no interior de São Paulo. Na década de 60 mudou-se para a capital do estado e classificou a música "Dadá Maria", interpretada por Gal Costa (na época ainda Maria da Graça) no festival da TV Record de 1967. No mesmo festival, no ano seguinte, Roberto Carlos foi o intérprete de "Madrasta" de sua autoria. Ficou famoso por ser o compositor de "Romaria", gravada por Elis Regina em 1977. Com a fama, lançou no ano seguinte "Romaria", seu terceiro LP solo e primeiro a ter alguma repercussão. Atuando como modernizador da música regional e caipira, sem descaracterizá-las, participou de coletâneas e gravou o CD "Renato Teixeira e Pena Branca & Xavantinho", em 1992. Participou também, ao lado de Xangai, Cida Moreira, Elomar, Geraldo Azevedo, Sivuca e outros, do disco "Cantorias e Cantadores", lançado em 1997. Em 2010, lançou CD e DVD em parceria com Sérgio Reis, "Amizade sincera".



Johnny Alf



Nome completo: Alfredo José da Silva

Data de nascimento: 19/05/1929 - 4/03/2010

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, instrumentista e cantor

Sucessos: "Rapaz de Bem", "Eu e a Brisa", "Ilusão À Toa", "O que É Amar", "Céu e Mar"

Considerado um dos precursores da bossa nova, começou a estudar piano clássico na infância, e logo se interessou pelas canções dos americanos George Gershwin e Cole Porter. Na adolescência montou um conjunto musical que se apresentava aos fins de semana, e foi um dos fundadores do Sinatra-Farney Fan Club. Convidado para fazer parte de um grupo artístico no Ibeu (Instituto Brasil-Estados Unidos), recebeu o conselho de adotar o nome artístico Johnny Alf para uma apresentação na Rádio MEC. Em 1952 começou a atuar profissionalmente como pianista em casas noturnas, e teve composições gravadas pela primeira vez pela cantora Mary Gonçalves. Tocando em Copacabana, ficou conhecido por Dolores Duran, João Gilberto e João Donato, e suas temporadas no Beco das Garrafas e na boate Plaza reuniam à época toda a primeira geração da bossa nova. Sua maneira suingada de cantar e se acompanhar ao piano influenciou legiões de cantores e pianistas.

0 comentários:

Postar um comentário