quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, maio 04, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Beth Carvalho e Lulu Santos!



Beth Carvalho






Nome completo: Elizabeth Santos Leal de Carvalho

Data de nascimento: 05/05/1946

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantora, compositora e instrumentista

Sucessos: "Andança" (Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós), "Vou Festejar" (Jorge Aragão, Dida e Neoci), "Coisinha do Pai" (Jorge Aragão, Almir eLuís Carlos), "As Rosas Não Falam" (Cartola), "A Chuva Cai" (Argemiro e Casquinha), "Virada" (Noca da Portela e Gilpert), "Camarão que dorme a onda leva" (Zeca Pagodinho), "Samba de Arerê" (Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Mauro Jr.), "Folhas Secas" (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito), "1.800 Colinas" (Gracia do Salgueiro), "Saco de Feijão" (Francisco Santana)

Participava de programas de calouros desde criança, e estudou música na Escola Nacional. No início dos anos 60 participou de shows de bossa nova, e conseguiu projetar-se no Festival Internacional da Canção de 1968. Em 1971 gravou o samba-enredo "Rio Grande do Sul na Festa do Preto Forro", da escola Unidos de São Carlos, e desde então firmou-se como sambista. Celebrizou algumas interpretações de músicas de Cartola e Nelson Cavaquinho e foi a primeira a registrar o pagode do Cacique de Ramos no disco "Beth Carvalho na Fonte", de 1978. Em 83, lançou Zeca Pagodinho em seu LP de então, "Suor No Rosto" , três anos antes do estouro do cantor com o "boom" do pagode. Em 2011 apresentou-se no Sesc Rio "Oi Noites Cariocas", no Píer Mauá (RJ) - após um ano e meio afastada dos shows por problemas de saúde. Nesse mesmo ano foi lançada, pelo selo Discoberta, a caixa com cinco CDs, "Primeiras Andanças", que documenta a primeira década (correspondente aos anos de 1965 à 1975) da carreira discográfica da cantora.



Lulu Santos



Nome completo: Luís Maurício Pragana dos Santos

Data de nascimento: 04/05/1953

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantor, compositor, guitarrista e produtor

Sucessos: “Tesouros da Juventude” (com Nelson Motta), “Tempos Modernos”, “Um Certo Alguém” (com Ronaldo Bastos), “Como Uma Onda” (com Nelson Motta), “Tão Bem”, “O Último Romântico” (com Antônio Cícero e Sérgio Souza), “Casa”, “A Cura” (com Nelson Motta), "Assim caminha a humanidade"

Roqueiro precoce, aos 12 anos tocava com os "Cave Man", banda de cover dos Beatles. Ao longo dos anos 1970, emprestaria sua guitarra ao Albatroz, Veludo Elétrico, Veludo e Vímana, no qual tocou com o então flautista Ritchie e o baterista Lobão. Depois de um tempo como músico free-lancer, estreou carreira solo, com o nome de Luís Maurício, lançando um compacto. Em 1981, já como Lulu Santos, lançou um compacto. Em 1982, lançou seu LP de estréia, “Tempos Modernos”. Depois de três LPs sem a mesma repercussão de antes, Lulu Santos fez as pazes com o sucesso ao enveredar pela disco-dance nos LPs “Assim Caminha a Humanidade”, “Eu e Memê, Memê e Eu” (1995, com o produtor Marcelo “Memê” Mansur) e “Anticiclone Tropical” (1996). Lulu retorna à guitarra e lança seu 17º disco, “Programa”, em 2002. O disco marca a reestréia da banda Paralamas do Sucesso após o acidente com Herbert Vianna, que tocou guitarra na faixa 4 do 5, referência à data de aniversário de Herbert e do solista, ambos de 4 de maio. Entre seus intérpretes constam Gal Costa, Fafá de Belém, Marisa Monte, Caetano Veloso, Milton Nascimento, NX Zero, Padre Fábio de Mello e Exaltasamba, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário