quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aniversariantes

Postado por Acir Antão on quarta-feira, abril 27, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Nana Caymmi e Agostinho dos Santos!



Nana Caymmi



Nome completo: Dinahir Tostes Caymmi

Data de nascimento: 29/04/1941

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantora

Sucessos: "Beijo partido" (Toninho Horta), "Se queres saber" (Peterpan), "Contrato de separação" (Dominguinhos e Anastácia), "Mudança dos ventos" (Ivan Lins e Vitor Martins), "Resposta ao tempo" (Aldir Blanc e Cristóvão Bastos), "Meu silêncio (Cládio Nucci e Luiz Fernando Gonçalves), "Medo de amar" (Vinicius de Moraes)

Filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmã de Danilo e Dori Caymmi, cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil. Começou a cantar ainda muito jovem, adotando desde cedo uma técnica particular para valorizar seu timbre grave. Em 1961 fez uma participação cantando "Acalanto", do pai, e logo em seguida mudou-se com o marido para a Venezuela, passando alguns anos afastada do meio artístico. De volta ao Brasil, lançou seu primeiro disco, "Nana", pelo selo Elenco do produtor Aloysio de Oliveira, e participou do I Festival Internacional da Canção, obtendo o primeiro lugar em 1966 com "Saveiros" (Dori Caymmi e Nelson Motta). No exterior, trabalhou com Sarah Vaughan e Sérgio Mendes. Uma das intérpretes mais expressivas e requisitadas na música brasileira, festejada pela sofisticação de suas interpretações, teve músicas compostas especialmente para ela.



Agostinho dos Santos



Data de nascimento: 25/04/1932 - 12/07/1973

Naturalidade: São Paulo, SP

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Manhã de carnaval" (Luiz Bonfá e Antônio Maria), "A Felicidade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Samba em prelúdio" (Baden Powell e Vinicius de Moraes), "Estrada do sol" (Dolores Duran e Tom Jobim), "Feitio de oração" (Noel Rosa e Vadico) "Até logo, Jacaré" (versão: Julio Nagib / Bill Halley)

Natural de São Paulo, foi crooner de orquestra, trabalhou nas rádios América e Nacional. Em 1955 foi para o Rio de Janeiro cantar com Ângela Maria e Sylvia Teles na Rádio Mairynk Veiga e gravou, no ano seguinte, o LP "Uma Voz e seus Sucessos", com músicas de Tom Jobim e Dolores Duran. Foi intérprete no filme "Orfeu do Carnaval", de Marcel Camus, com trilha sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Nos anos 50 e 60 ganhou prêmios e atuou como compositor, além de cantor. Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York (1962) com o conjunto de Oscar Castro Neves. Teve uma rápida passagem pelo rock'n'roll nos anos 50, gravando "Até Logo, Jacaré", versão de Julio Nagib para "See You Later, Alligator", de Bill Halley & His Comets. Excursionou pela Europa e morreu num trágico acidente aéreo em Paris.

0 comentários:

Postar um comentário