quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, abril 06, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Roberto Silva e Noite Ilustrada!



Roberto Silva






Data de nascimento: 09/04/1920

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Mandei Fazer um Patuá" (R. Olavo e N. Martins), "Maria Teresa" (Altamiro Carrilho), "O Baile Começa às Nove" (Haroldo Lobo e Milton de Oliveira), "Juraci Me Deixou" (Raimundo Olavo e Oldemar Magalhães), "Escurinho" (Geraldo Pereira), "Crioulo Sambista" (Nelson Trigueiro e Synval Silva)

Iniciou a carreira de cantor no rádio, na década de 30. Nos anos 40 realizou suas primeiras gravações, e foi do elenco das rádios Nacional e Tupi. Nesta última ficou conhecido como "príncipe do samba", e suas interpretações são características pelo estilo sincopado e levemente dolente que encontrou para cantar samba, inspirado em dois ídolos anteriores, Cyro Monteiro e Orlando Silva. Em 1958 veio o LP "Descendo o Morro", que teve continuações, nos volumes 2, 3 e 4. No total, gravou 350 discos de 78 rotações e perto de 20 LPs. Afastado das gravações por alguns anos, teve vários de seus discos relançados em CD e em 1997 saiu a coletânea "Roberto Silva canta Orlando Silva", extraída de seus vários LP na Copacabana. Em 2008, em comemoração aos seus 70 anos de atividades artísticas realizou show na casa de espetáculos Carioca da Gema, no tradicional bairro boêmio carioca da Lapa.



Noite Ilustrada



Nome completo: Mário de Souza Marques Filho

Data de nascimento: 10/04/1928 - 28/07/2003

Naturalidade: Pirapetinga, MG

Profissão: cantor, compositor e violonista

Sucessos: "Volta por cima" (Paulo Vanzolini), "Cara de Boboca" (Jaime Silva e Edmundo Andrade), "Barracão" (Luís Antônio e Oldemar Magalhães), "O Neguinho e a Senhorita" (Noel Rosa de Oliveira e Abelardo Silva), "Toalha de Mesa" (Dora Lopes, Carminha Mascarenhas e Chumbo

Foi violonista da revista musical "Noite Ilustrada", que lhe rendeu o nome artístico, por sugestão de Zé Trindade. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde ingressou na escola de samba Portela. Nos anos 50 radicou-se em São Paulo, onde trabalhou em casas noturnas. Seu primeiro sucesso foi o samba "Volta por cima", de Paulo Vanzolini, gravado em 1963 no disco "Noite Ilustrada". Gravou grandes nomes do samba, como Cartola e Nelson Cavaquinho e, em mais de 40 anos de carreira, consagrou-se como um dos grandes cantores do ramo. Manteve-se em atividade até o fim da vida tendo voltado aos estúdios dois meses antes de falecer. Deixou dois CDs inéditos: "Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves - Ao mestre com carinho" e "Noite interpreta Lupicínio Rodrigues". O primeiro, foi lançado pelo selo Atração semanas após sua morte.

0 comentários:

Postar um comentário