domingo, 13 de março de 2011

A Hora do Coroa

Postado por Acir Antão on domingo, março 13, 2011 with Faça um comentário
Homenagem que fizemos aos 100 anos de Synval Silva, textos de Raphael Vidigal




Carmen Miranda seguiu seu cortejo final ao som de música. A música escrita por Synval Silva, o motorista que conferiu sucessos inestimáveis para os quais a Pequena Notável foi eternamente grata. Muito mais do que os contos de réis que ela pagava para Synval, sua real recompensa foi o nome gravado com pérolas na música brasileira. “Adeus, adeus, meu pandeiro de samba, tamborim de bamba, já é de madrugada...” é o tom da despedida que saúda os 100 anos do compositor mineiro entronizado carioca, com anel de samba, cidadão legítimo do ritmo dessa gente bamba.

Adeus, batucada

Carmen Miranda prolonga chorosamente as frases do samba de 1935, composto por Synval Silva. Apresentado à cantora através do amigo Assis Valente, Synval compôs “Adeus, batucada” como uma espécie de tributo à farra que ele desde criança aprendeu a adorar, e agora passa adiante para que outros passem a admirá-la: “E do meu grande amor sempre eu me despedi sambando...” poetiza o compositor perene; compõe o poeta latente.



Coração

Antes de “Adeus, batucada”, Synval Silva já havia dado a Carmen um grande sucesso. O samba “Coração”, também de 1935, trazia nos versos finais o prenúncio da poesia que ele iria praticar: “esperando no mar desta vida, embarcação à procura, de um porto feliz de salvação...”. O coração de Carmen foi facilmente conquistado pelas notas melódicas do compositor.

Ao voltar do samba

As primeiras composições de Synval Silva encomendadas por Carmen Miranda foram “Alvorada” e “Ao voltar do samba”, ambas em 1934. A segunda impressionava pela tom magoado que marcava o ritmo das falas da sambista vencedora do arlequim de bronze. O motivo é o amor desfeito com um mulato que agora lhe dá prazer ao chorar em público: “chora mulato, meu prazer é de te ver sofrer, para saber quanto eu te amei e quanto eu sofri para te esquecer”.



Gente bamba

“Gente bamba” é uma proclamação do samba, do sapateado, da cuíca e do morro da Formiga, entre outras riquezas brasileiras que Synval Silva presencia. Nessa música de 1937 o compositor homenageia o morro onde criou residência e todas as outras virtudes do modo de viver brasileiro. Salve, salve a alegria. Salve, salve Synval Silva!

0 comentários:

Postar um comentário