quarta-feira, 30 de março de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, março 30, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Zizi Possi e Hermínio Bello de Carvalho!



Zizi Possi





Nome completo: Maria Izildinha Possi

Data de nascimento: 28/03/1956

Naturalidade: São Paulo, SP

Profissão: cantora e compositora

Sucessos: "Nunca" (Lupicínio Rodrigues), "Meu Amigo, Meu Herói" (Gilberto Gil), "Asa Morena" (Zé Caradípia), "Perigo" (Nico Rezende e Paulinho Lima), "Per amore" (Mariella Nava), "Pedaço de mim" (Chico Buarque)

Começou a estudar piano e canto durante a infância, e foi para Salvador estudar composição e regência. Gravou alguns jingles comerciais e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu o produtor Roberto Menescal, que a levou para assinar contrato na Polygram. Por volta de 1990 rompeu com a Polygram. Em 1993, "Valsa Brasileira", pela Velas, com repertório apurado e cuidados técnicos colocou a cantora no rol das grandes da MPB. Em 1999, lança "Puro Prazer", álbum só com voz e piano indicado ao Grammy Latino em três categorias. Devido à problema pessoais, Zizi se afasta dos palcos durante um processo de depressão que durou quase três anos. Somente em 2005, a cantora ressurge com um novo trabalho: “Para inglês ver...e ouvir”. E em 2010, lança os DVD´s "Cantos e Contos", volumes 1 e2.



Hermínio Bello de Carvalho



Data de nascimento: 28/03/1935

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, produtor musical, escritor e poeta

Sucessos: "Alvorada" (com Cartola e Carlos Cachaça), "Noites Cariocas" (com Jacob do Bandolim), "Doce de coco" (com Jacob do Bandolim) "Sei Lá, Mangueira" (com Paulinho da Viola), "Chão de Esmeraldas" (com Chico Buarque), "Mudando de conversa" (com Maurício Tapajós)

Desde cedo, Hermínio Bello de Carvalho conviveu de perto com a música e os músicos brasileiros. Em 1964, com a inauguração do bar Zicartola, no Rio de Janeiro, aproximou-se de Cartola e de alguns de seus futuros parceiros. O ano seguinte foi pródigo. Hermínio apresentou ao público uma empregada doméstica que um dia descobrira cantando numa taberna na Glória: Clementina de Jesus. Nesta época, produziu o antológico show "Rosa de Ouro", que, além de Clementina, trazia os então iniciantes Paulinho da Viola, Elton Medeiros e Nelson Sargento. Com Edu Lobo, agrupou Nara Leão, Caetano Veloso e Torquato Neto no show "Feira de Música Popular". Hermínio foi o primeiro a produzir discos de Cartola, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça e deixou a Funarte em 1989 após 13 anos no cargo de diretor adjunto da Divisão de Música Popular Brasileira. Neste período, esteve à frente dos seguintes projetos: Almirante, de recuperação de arquivos e gravação de discos pouco comerciais; Lúcio Rangel, de biografias de MPB; e, o mais conhecido, o Pixinguinha, de shows, uma reedição nacional do Projeto Seis e Meia, que reuniu duplas inesquecíveis para cantar pelo país. Além disso, foi membro fundador do Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som.

0 comentários:

Postar um comentário