quarta-feira, 23 de março de 2011

Aniversariantes

Postado por Acir Antão on quarta-feira, março 23, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Renato Russo e Jorge Ben Jor!



Renato Russo



Nome completo: Renato Manfredini Júnior

Data de nascimento: 27/03/1960 - 11/10/1996

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor e cantor

Sucessos: "Eduardo e Mônica", "Pais e Filhos" (com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá), "Faroeste Caboclo", "Tempo Perdido", "Índios", "Há tempos" (com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá), "Vento no litoral"(com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá), "Que país é esse?", "Geração Coca-Cola"

Despontou para o sucesso em Brasília. Professor de inglês, criou em 1978 o Aborto Elétrico, grupo influenciado pelo punk rock inglês. Em 1982, depois de se apresentar como Trovador Solitário, montou a Legião Urbana. Seus discos solos não apresentaram composições próprias, mas standards americanos e italianos, em que confirmava sua voz possante (muito comparada à de Jerry Adriani). A aposta em um repertório alheio foi uma tentativa de não misturar sua carreira solo com a da Legião. Em 1994, o título de seu primeiro disco solo — The Stonewal Celebration Concert — foi uma homenagem ao ativismo gay americano, que comemorava 25 anos. Além disso, o trabalho teve 50% da vendagem revertida para os projetos sociais da Ação da Cidadania contra a Miséria e a Fome. Em 1996, Renato morreu vítima de doenças decorrentes da Aids, após seis anos portando o vírus HIV. Depois de sua morte, não faltaram homenagens de fãs e artistas.



Jorge Ben Jor



Nome completo: Jorge Duílio Lima Menezes

Data de nascimento: 22/03/1942

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, cantor e instrumentista

Sucessos: "Mas, que nada", "Por causa de você, menina", "Zazueira", "Cadê, Teresa?", "País Tropical", "Charles, Anjo 45", "Fio Maravilha", "W/Brasil (Chama o Síndico)"

A música de Jorge Ben Jor tem uma importância única no cancioneiro brasileiro por incorporar elementos novos no suíngue e na maneira de tocar violão, trazendo muito do soul e funk norte-americanos e ainda com influências árabes e africanas, que vieram através de sua mãe, nascida na Etiópia. Suas levadas vocais e instrumentais influenciaram muito o sambalanço e fizeram escola, arregimentando uma legião não só de admiradores como também de imitadores. Foi regravado e homenageado por inúmeros expoentes das novas gerações, como Mundo Livre S/A (em "Samba Esquema Noise") e Belô Velloso (em "Amante Amado"). Carioca de Madureira criado no Catumbi, desde pequeno gostava de cantar no coro da igreja e participar de blocos de carnaval.

0 comentários:

Postar um comentário