quarta-feira, 16 de março de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, março 16, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Elis Regina e Nat King Cole!



Elis Regina



Data de nascimento: 17/03/1945 - 19/01/1982

Naturalidade: Porto Alegre, RS

Profissão: cantora

Sucessos: "O Bêbado e a Equilibrista" (João Bosco e Aldir Blanc), "Como nossos pais" (Belchior), "Fascinação" (versão Armando Louzada), "Águas de março" (Tom Jobim), "Alô, alô Marciano" (Rita Lee e Roberto de Carvalho), "Madalena" (Ivan Lins), "Ponta de areia" (Milton Nascimento e Fernando Brant), "Romaria" (Renato Teixeira), "Folhas secas" (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito)

Desde os 11 anos se apresentava na Rádio Farroupilha, cantando. Fez parte do elenco fixo da emissora, onde trabalhou por algum tempo. Em 1959 assinou o primeiro contrato profissional, na Rádio Gaúcha, e no ano seguinte foi para o Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro compacto, pela Continental. A mesma gravadora em 1961 lançou seu primeiro LP, "Viva a Brotolândia", com calipsos e rocks. Tornou-se conhecida nacionalmente em 1965, ao sagrar-se vencedora do I Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, defendendo a música "Arrastão", de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Ao lado de Jair Rodrigues que apresentou um dos programas musicais mais importantes da música brasileira, O Fino da Bossa, estreado em 1965 na TV Record. Participou de festivais e de movimentos político-musicais, como a "passeata contra as guitarras", que visava à preservação das "raízes" da MPB contra a invasão estrangeira. É considerada por muitos a maior cantora brasileira de todos os tempos.



Nat King Cole



Nome completo: Nathaniel Adams Coles

Data de nascimento: 17/03/1919 - 15/02/1965

Naturalidade: Montegomery, EUA

Profissão: cantor e pianista

Sucessos: "Mona Lisa" (Jay Livingston e Ray Evans), "Stardust" (Hoagy Carmichael e Mitchell Parish), "Unforgettable" (Irvin Gordon), "Nature Boy" (Eden Ahbez), "The Christmas Song" (Mel Torme e Robert Walls), "Quizás, Quizás, Quizás" (O. Forbes)

Sua voz marcante imortalizou várias canções, algumas das quais nas línguas espanhola e portuguesa. Suas músicas românticas tinham um toque especial junto a sua voz associada ao piano, tornando-o assim um artista de grande sucesso. Nat King Cole aprendeu a tocar piano na igreja onde seu pai era pastor. Desde criança ele esteve ligado à música, tocando junto ao coral da mesma igreja. A mãe foi a única professora de piano que Nat teve em toda sua vida. Aprendeu tanto jazz como música gospel, sem esquecer a música clássica. Cole lutou contra o racismo durante toda a sua vida, sempre recusando-se a cantar em platéias com segregação racial. Um de seus últimos trabalhos foi no filme Cat Ballou, onde canta a balada da personagem título, interpretada por Jane Fonda. Pai da cantora Natalie Cole, também atuou em alguns filmes.

0 comentários:

Postar um comentário