quarta-feira, 9 de março de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, março 09, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Tetê Espíndola e Roque Ferreira!



Tetê Espíndola



Nome completo: Teresinha Maria Miranda Espíndola

Data de nascimento: 11/03/1954

Naturalidade: Campo Grande, MS

Profissão: cantora, compositora e instrumentista

Sucessos: "Escrito nas estrelas" (Arnaldo Black e Carlos Rennó), "Na chapada" (com Carlos Rennó), "Esquinas" (Djavan), "Vida cigana" (Geraldo Espíndola), "Semente de som" (com Chico César)

Na década de 70 integrou o grupo Luz Azul tocando craviola (instrumento de cordas concebido e inventado por Paulinho Nogueira). Em São Paulo trabalhou com Arrigo Barnabé e participou do festival MPB Shell em 1981. Seu terceiro álbum, lançado em 1982, foi "Pássaros na Garganta", denominação que o poeta Augusto de Campos deu ao ouvir sua voz aguda e extensa. Passou a ser conhecida nacionalmente em 1985, quando foi a vencedora do Festival dos Festivais, promovido pela TV Globo. Participou de festivais internacionais ainda na década de 80. Em 2001 participou do CD "Acústico Brasil" juntamente com Amelinha e Cláudia Telles, entre outras, com versões acústicas para sucessos populares dos anos 1970 e 1980.



Roque Ferreira



Data de nascimento: 12/03/1947

Naturalidade: Nazaré das Farinhas, BA

Profissão: compositor, cantor e escritor

Sucessos: "Água da minha sede" (com Dudu Nobre), "Bolero" (com Batatinha), "Coração valente" (com Edil Pacheco), "Doce de cajá", "Triste regresso", "Pro amor render" (com Dudu Nobre), "A sangue frio" (com Telma Tavares), "Acesa"

Começou a compor aos 14 anos, quando mudou-se para Salvador. Ao lado de Riachão, Edil Pacheco, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Batatinha, Panela e Walmir Lima, é considerado um dos mais importantes compositores do samba baiano. Publicitário, trabalhou em várias agências durante 20 anos, abandonando a profissão para dedicar-se somente à música. Como escritor tem inéditos os livros "As sete faces da lua" (Contos) e "Ossos de borboleta" (Romance). Em 2009 Roberta Sá, Pedro Luís, Marcello Gonçalves e Fernanda David deram início a um documentário sobre a vida e a obra do compositor, dirigido pelo cineasta Felipe Lacerda. No ano de 2010, Roberta Sá e o Trio Madeira Brasil gravaram um disco em homenagem ao compositor baiano.

0 comentários:

Postar um comentário