quarta-feira, 2 de março de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, março 02, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Vander Lee e Jards Macalé!



Vander Lee




Nome completo: Vanderli Catarina

Data de nascimento: 03/03/1966

Naturalidade: Belo Horizonte, MG

Profissão: compositor e cantor

Sucessos: "Românticos", "Onde Deus possa me ouvir", "Meu jardim", "Subindo a ladeira" (com Rossana Decelso), "Esperando aviões"

Filho do violonista amador José Delfino Catarino, irmão da cantora e compositora Ivânia Catarina. Criado na periferia de Belo Horizonte, no bairro Olho D'Água, trabalhou como office-boy, gandula e goleiro no Atlético Mineiro. Iniciou a carreira cantando em bares e festivais em Belo Horizonte e cidades do interior mineiro. Em 1987, integrando a banda Morro Velho, gravou um compacto duplo que não chegou a ser lançado. Dois anos depois, foi premiado no Festival de Avaré, em São Paulo. Em 1999, o produtor Nestor Sant'Anna o incluiu no disco "Sertão", do violeiro Roberto Correa. Pouco tempo depois, Elza Soares o convidou para dividir o palco em turnê.



Jards Macalé



Nome completo: Jards Adnet

Data de nascimento: 03/03/1943

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, cantor, instrumentista, arranjador e ator

Sucessos: "Vapor Barato" (com Waly Salomão), "Hotel das Estrelas" (com Duda), "Anjo Exterminado" (com Waly Salomão), "Movimento dos Barcos" (com Capinan), "Gotham City" (com Capinan), "Farinha do desprezo" (com Capinan), "O Mais-Que-Perfeito" (com Vinicius de Moraes)

Chegou a trabalhar como copista do maestro Severino Araújo. No futebol, porém, era uma negação: ganhou dos amigos de pelada o apelido de Macalé em "homenagem" ao pior jogador do Botafogo da época. Amigo dos músicos baianos, em 1966 dirigiu um show de Maria Bethânia. Acompanhou de perto o Tropicalismo e, em 1969, entrou sob vaias no IV Festival Internacional da Canção, numa teatral apresentação do rock "Gotham City". Gravou ao vivo, com vários artistas, o "Banquete dos Mendigos", disco duplo para comemorar o 25º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Censurado, o álbum só saiu anos mais tarde. Gravou um disco ao lado de Moreira da Silva, incorporando o samba de breque ao seu repertório diverso.

0 comentários:

Postar um comentário