quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, fevereiro 16, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Dicró e Carmélia Alves!



Dicró






Nome completo: Carlos Roberto de Oliveira

Data de nascimento: 14/02/1946

Naturalidade: Mesquita, RJ

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Botei minha nêga no seguro" (com G. Martins), "Barra pesada [Melô da Baixada]" (com José Paulo), "Praia de Ramos" (Ivany Miranda, Oswaldo Melo e Afranio Melo), "Funeral do Ricardão" (Ari e Criolo Doido), "Cabide de emprego" (com Chico Anísio)

Filho de mãe de Santo renomada e organizadora de festas no próprio terreiro, nas quais participavam Zeca Pagodinho, Elza Soares, Roberto Silva, entre outros. Pertenceu à ala de compositores da Beija-Flor e da Grande Rio. Ao lado de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Germano Mathias e Bezerra da Silva, é considerado um dos principais sambistas da linha humorística. No ano de 1991 estreou como teatrólogo com o texto "O dia em que eu morri". No governo de Anthony Garotinho, foi o principal incentivador da obra do Piscinão de Ramos, sendo considerado o "Prefeito do Piscinão", no qual mantém um treiler com seu nome, ponto de encontro de sambistas e novos grupos de pagode.



Carmélia Alves



Data de nascimento: 14/02/1923

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantora

Sucessos: "Sabiá na gaiola" (Hervé Cordovil e M. Vieira), "Trepa no coqueiro" (Ari Kerner), "Cabeça inchada" (Hervé Cordovil), "Adeus, Maria Fulô" (Humberto Teixeira e Sivuca), "Maria Joana" (Luiz Bandeira)

Carioca filha de pais nordestinos, iniciou a carreira de cantora em programas radiofônicos de calouros, e conseguiu um contrato na Rádio Nacional em 1940. Trabalhou também como crooner de boates famosas como a do Copacabana Palace, e lançou discos que fizeram sucesso com músicas de carnaval, o que a levou a excursionar pelo Brasil. Em 1949 gravou "Me Leva" (Hervé Cordovil e Rochinha), seu primeiro baião, estilo musical que ajudou a divulgar e que a faria famosa a ponto de receber o título de rainha do gênero das mãos do Rei, Luiz Gonzaga, com quem gravou um LP ao vivo, em 1977. Em fins dos anos 80, passou a integrar o grupo As Eternas Cantoras do Rádio, ao lado de Nora Ney, Violeta Cavalcante, Rosita Gonzales, Ellen de Lima e Zezé Gonzaga. Em 98, saíram Rosita, Zezé e Nora, e entrou Ademilde Fonseca. Gravou três CDs com o grupo, e em fins de 1999 lançou "Carmélia Alves Abraça Jackson do Pandeiro e Gordurinha".

0 comentários:

Postar um comentário