quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, fevereiro 02, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Jair Rodrigues e Zeca Pagodinho!



Jair Rodrigues



Data de nascimento: 06/02/1939

Naturalidade: Igarapava, SP

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Deixa isso pra lá" (Alberto Paz e Edson Menezes), "O morro não tem vez" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Disparada" (Geraldo Vandré e Théo de Barros), "Tristeza" (Niltinho Tristeza e Haroldo Lobo), "Casa de bamba" (Martinho da Vila), "Vai, meu samba" (Ari do Cavaco e Otacílio de Souza), "Triste madrugada" (Jorge Costa), "Tengo-Tengo [Mangueira, minha querida madrinha]" (Zuzuca)

Foi engraxate, mecânico, pedreiro, até participar de um programa de calouros da Rádio Cultura e se classificar em primeiro lugar. A partir daí passou a atuar como crooner em casas noturnas, radicando-se na capital paulista em 1960. Considerado uma espécie de precursor do rap por lançar a música "Deixa isso pra lá", em 1965 conheceu Elis Regina e gravou com ela três LPs ao vivo, "Dois na Bossa", volumes 1, 2 e 3. O sucesso foi tanto que Elis e Jair passaram a comandar um programa da TV Record, "O Fino da Bossa", um dos mais importantes musicais da televisão brasileira. Também atuou em festivais nacionais (em 1966 dividiu o primeiro lugar do festival da Record com Chico Buarque) e no exterior, como Montreux e San Remo.



Zeca Pagodinho



Nome completo: Jessé Gomes da Silva Filho

Data de nascimento: 04/02/1959

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantor e compositor

Sucessos: "Posso até me apaixonar" (Dudu Nobre), "Não sou mais disso" (com Jorge Aragão), "SPC" (com Arlindo Cruz), "Quando eu contar [Iaiá]" (Beto Sem Braço e João Meriti), "Verdade" (Nelson Rufino e Carlinhos Santana), "Bagaço da Laranja" (com Jovelina Pérola Negra e Arlindo Cruz), "No pagode do Vavá" (Paulinho da Viola), "Beija-me" (Roberto Martins e Mário Rossi), "Vida da minha vida" (Moacyr Luz e Sereno)

Foi descoberto em 1981 por Beth Carvalho em uma roda de samba do Cacique de Ramos, que o levou para gravar uma faixa em seu disco. Um ano depois foi convidado pela gravadora para participar de uma coletânea que reunia novos talentos do nascente pagode. Morador de um sítio em Xerém (RJ), conseguiu transpor fronteiras geográficas, trazendo para a zona sul carioca e para todo o Brasil o samba de partido-alto e pagode típico dos subúrbios. Ganhou vários Discos de Ouro e Platina. Foi atração do Directv Music Hall, do Claro Hall, do Canecão e do Teatro Municipal com casa cheia e exigência de shows extras. Ganhou o Grammy e cantou pela Europa, África e América do Norte.

0 comentários:

Postar um comentário