quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, janeiro 05, 2011 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Guilherme de Brito e Humberto Teixeira!



Guilherme de Brito



Data de nascimento: 03/01/1922 - 26/04/2006

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, cantor, pintor e escultor

Sucessos: "A Flor e o Espinho" (com Nelson Cavaquinho e Alcides Caminha), "Folhas Secas" (com Nelson Cavaquinho), "Pranto de Poeta" (com Nelson Cavaquinho), "Quando eu me chamar saudade" (com Nelson Cavaquinho), "Luto" (com Nelson Cavaquinho), "Erva Daninha" (com Nelson Cavaquinho)

Nascido no bairro carioca de Vila Isabel, ganhou um cavaquinho aos 8 anos de idade. Chegou a conhecer o vizinho mais famoso do bairro, Noel Rosa, que lhe dava caronas em seu carro. Em 1955 o cantor Augusto Calheiros lança um compacto com duas composições de Guilherme de Brito, "Meu Dilema" e "Audiência Divina". Depois disso outros intérpretes passam a gravar suas músicas. Ainda na década de 50 conhece o compositor Nelson Cavaquinho, que se torna seu mais representativo parceiro. Atua também como pintor, já tendo sido premiado por seus quadros, e como escultor. Já expôs no Japão, onde também lançou um CD.



Humberto Teixeira



Data de nascimento: 05/01/1915 - 03/10/1979

Naturalidade: Iguatu, CE

Profissão: compositor

Sucessos: "Qui nem jiló" (com Luiz Gonzaga), "Kalu", "Baião de Dois" (com Luiz Gonzaga), "Assum Preto" (com Luiz Gonzaga), "No meu pé de serra" (com Luiz Gonzaga), "Asa Branca" (com Luiz Gonzaga), "Adeus, Maria Fulô" (com Sivuca)

Cearense de Iguatu, começou a estudar música cedo, aprendendo flauta e mais tarde bandolim. Em 1934 foi um dos vencedores de um concurso de marchas de carnaval, ao lado de Ary Barroso, Ari Kerner e outros compositores de tarimba. Em 1945 conheceu o parceiro que o celebrizaria, o Rei do Baião Luiz Gonzaga. Feita a dupla, trataram de divulgar maciçamente os ritmos nordestinos, em especial o baião. Por esse motivo Humberto Teixeira ficou conhecido como o "Doutor do Baião". Em 1950 foi eleito deputado federal em seu estado natal, e entre seus projetos políticos destaca-se o que incentivava turnês de divulgação da música brasileira no exterior. Também figurou na diretoria da União Brasileira de Compositores (UBC) e lutou politicamente pelos direitos autorais.

0 comentários:

Postar um comentário