quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, novembro 17, 2010 with Faça um comentário
As aniversariantes musicais da semana são Alcione e Jane Duboc!



Alcione



Data de nascimento: 21/11/1947

Naturalidade: São Luís, MA

Profissão: cantora, instrumentista e compositora

Sucessos: "Não deixe o samba morrer" (Edson e Aluísio), "Sufoco" (Chico da Silva e Venâncio), "Gostoso Veneno" (Wilson Moreira e Nei Lopes), "Nem morta" (Michael Sullivan e Paulo Massadas), "Você me vira a cabeça [Me tira do sério]" (Chico Roque e Paulo Sérgio Valle), "Menino sem juízo" (Paulinho Rezende e Chico Roque), "Meu Ébano" (Paulinho Rezende e Neneo)

Cantora e trompetista, aprendeu música com o pai, mestre de banda da Polícia Militar de São Luís, no Maranhão. Aos 20 anos foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na TV Excelsior. Formou-se como professora primária e continuou a se dedicar à música. Em 1975, ganhou o primeiro Disco de Ouro pelo LP "A Voz do Samba". Mangueirense desde que chegou ao Rio, Alcione foi enredo da escola de samba Unidos da Ponte no carnaval de 1994. Ao longo de sua carreira, foi premiada com dezenove discos de ouro, dois de platina e um duplo de platina. É também conhecida pelo apelido de "Marrom".



Jane Duboc



Data de nascimento: 16/11/1950

Naturalidade: Belém, PA

Profissão: cantora e compositora

Sucessos:
"Que outro dia amanheça" (Edson e Terezinha), "Cachoeira" (Oswaldo Montenegro), "Manoel, o audaz" (Toninho Horta e Fernando Brant), "Tentanção" (Tunai e Sérgio Natureza), "A valsa dos clowns" (Edu Lobo e Chico Buarque), "Água" (Fátima Guedes), "Chama da paixão" (Thomaz Roth e Cido Bianchi), "Sonhos" (Lincoln Olivetti, Robson Jorge e Mauro Motta), "Minas em mim" (com Luca)

Atua como cantora desde criança em sua cidade natal, Belém do Pará. Aos 17 anos ganhou uma bolsa de estudos e foi para os Estados Unidos, onde estudou música e trabalhou como cantora, instrumentista e professora. Voltou ao Brasil em 1977, gravou dois discos, compôs trilha sonora para cinema e teve ampla participação como backing vocal no coral da TV Globo. Em 1971, defendeu a canção "No ano 83", de Sérgio Sampaio, no VI Festival Internacional da Canção. O primeiro disco solo veio em 1980, "Languidez", com várias participações ilustres, como Toninho Horta, Djavan, Sivuca e outros. Seu fã-clube "Minas em Mim" (nome de um de seus álbuns, lançado em 1988) já conseguiu catalogar mais de cem discos com a participação de Jane Duboc.

0 comentários:

Postar um comentário