quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, novembro 24, 2010 with Faça um comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Benito di Paula e Zé Rodrix!



Benito di Paula



Nome completo: Uday Veloso

Data de nascimento: 28/11/1941

Naturalidade:
Nova Friburgo, RJ

Profissão: pianista, cantor e compositor

Sucessos: "Charlie Brow", "Retalhos de cetim", "Mulher brasileira", "Violão não se empresta a ninguém", "Amigo do sol, amigo da lua" (com Márcio Brandão Carneiro), "Do jeito que a vida quer"

Filho de uma família de treze irmãos, herdou do pai a influência musical que o levaria a ser um dos nomes fortes do samba feito nos anos 70 e 80. Sua carreira começou no Rio de Janeiro, onde foi crooner de boates nos anos 60. Mais tarde mudou-se para Santos (SP), onde cantava e tocava piano em casas noturnas. Radicado em São Paulo, lançou seu primeiro compacto e passou a promover em suas apresentações uma mistura de samba latinizado, estilo que acabou tornando-o conhecido. Tido como representante do "sambão jóia", seu primeiro LP trazia músicas de Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Toquinho e Tim Maia. Na década de 70 comandou o programa Brasil Som 75, na TV Tupi. Com mais de 25 discos gravados e diversas turnês no exterior, foi rotulado de comercial, cafona e brega, mas continua se apresentando com sucesso em shows por todo o país.



Zé Rodrix



Nome completo: José Rodrigues Trindade

Data de nascimento: 25/11/1947 - 22/05/2009

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: cantor, compositor, instrumentista e escritor

Sucessos: "Casa no campo" (com Tavito), "Hoje ainda é dia de rock", "Mestre Jonas" (com Sá e Guarabyra), "Soy Latino Americano" (com Livi), "Saltei de banda" (com Luiz Carlos Sá)

Filho de mestre-de-banda, estudou teoria musical, harmonia e contraponto, piano, acordeom, flauta, saxofone e trompete. Descoberto e incentivado por Aloysio de Oliveira, em junho de 1966 organizou com Ricardo Sá, David Tygel e Maurício Mendonça, o quarteto vocal Momento Quatro. De dezembro de 1969 a julho de 1971, integrou o conjunto Som Imaginário, com o qual, além de shows e gravações individuais, acompanhou Gal Costa e Milton Nascimento. Em 1971 obteve sucesso com seu rock-rural "Casa no campo" (com Tavito), classificado em primeiro lugar no Festival de Juiz de Fora (MG) e gravado por Elis Regina. Em dezembro desse ano, passou a integrar o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, do qual desligou-se em 1973 para se dedicar à carreira solo e outras atividades, como por exemplo seus livros sobre maçonaria. Zé Rodrix morreu em 2009, aos 61 anos.

0 comentários:

Postar um comentário